Em “live”, secretário da Saúde cogita que mortes por covid-19 sejam 11 em Guarulhos

 

Oficialmente, segundo nota divulgada pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura às 17h40 desta segunda-feira, Guarulhos registra 4 mortes causadas pela covid-19, com 26 casos de pessoas confirmadamente contaminadas e 125 casos descartados após exames. E há ainda 1.112 casos suspeitos.

Porém, durante a “live” (transmissão ao vivo pelas redes sociais), a partir das 18h30, o secretário da Saúde, José Mário Clemente, disse que é possível que seja 11 o número de mortes provocadas pelo coronavírus, embora não se disponha ainda dos resultados finais dos exames.

Outras informações

O prefeito agradeceu o apoio de empresas que estão doando milhares de máscaras descartáveis para serem usadas nas unidades de saúde. Disse que obteve da Apas (Associação Paulista de Supermercados) a informação de que as lojas das redes filiadas passarão a vender álcool em gel a preço de custo.

Guti voltou a explicar que a Central de Controle do Coronavírus, instalada no Parque Cecap, só aplica testes em pessoas que reúnam vários sintomas indicativos de terem contraído o vírus, pois são insuficientes os testes disponívels. Relatou que é medida a temperatura, são feitas perguntas pelos atendentes e, dependendo de cada caso, as pessoas passam por consulta com médicos no local. Se verificada maior possibilidade de que o paciente esteja contaminado, é feito o teste, enviado para análise em laboratório: o resultado não sai na hora.

Ele recomendou que só devem ir à Central as pessoas que estejam com vários sintomas; só um ou outro sintoma não é suficiente para que se exponham, indo até o Cecap.

Se quiser assistir, clique no link da live do prefeito .