Analisando o número de mortes e de casos confirmados de Guarulhos em proporção à população

 

Guarulhos tem cerca de 1,37 milhão de habitantes e o Estado de São Paulo tem 46 milhões. A cidade tem, proporcionalmente, 3% da população do Estado.

Se o estado de SP apresenta 4.048 casos confirmados de contaminação pela covid-19, Guarulhos haveria de ter 121 casos. O número oficial até esta sexta-feira é de 58 casos na cidade, mas há 1.715 em investigação. Portanto, é muito provável que 60 e poucos desses sejam confirmados.

Já entre as mortes, se o estado de SP tem 219 atribuídas ao novo coronavírus, a proporção de casos confirmados em Guarulhos é coerente: 3% = 6. Há, no entanto, 18 mortes cujo diagnóstico não está pronto. Se muitas delas forem decorrentes de covid-19, a taxa de letalidade da cidade estará muito acima da do Brasil, que é de 4%, e do estado de SP, que é de 5,4%.

Em resumo: o número de casos confirmados em Guarulhos está muito abaixo da proporção dos apresentados pelo estado; o número de mortes atribuídas à covid-19 é coerente com a proporção de população, mas se muitas das que estão em investigação se confirmarem, será um índice estatisticamente ruim para a cidade.

Há que se levar em conta que tanto os números da cidade podem ser questionados quanto os do estado. Os de Guarulhos estão subestimados ou os do estado de SP superestimados? Ou ambos estão corretos e algumas circunstâncias motivam essas distorções?