Atento responde queixa e afirma não ter casos de covid-19 na unidade Guarulhos

 

O ramo de empresas de telemarketing (call center) foi considerado entre os essenciais e, portanto, autorizado a funcionar durante o período de quarentena, desde que tomadas todas as precauções quanto à higiene e colocadas em disponibilidade as pessoas pertencentes aos grupos de risco, especialmente as que têm mais de 60 anos de idade.

Surgiram nas redes sociais reclamações contra a empresa Atento, situada na avenida Guarulhos, de que há pessoas com enfermidade confirmada como covid-19 trabalhando e outras com suspeita da doença, além de estarem trabalhando sem respeitar a distância mínima de um metro entre uma e outra estação de trabalho.

Essas queixas foram encaminhadas ao Click Guarulhos, que enviou questionamento à Assessoria de Imprensa da Atento.

RESPOSTA DA ATENTO

A Assessoria de Imprensa respondeu que verificou a situação da Atento em Guarulhos e que não há casos confirmados na unidade.

Enviou também uma resposta-padrão, relativa a todas as unidades da empresa no País:

A Atento, líder em serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) na América Latina, responsável por mais de 70 mil empregos no Brasil, informa que garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, responsáveis pelo acesso da população a serviços essenciais e de grande importância para a sociedade neste momento de desafio humanitário que estamos vivenciando, é sua principal prioridade. Neste cenário, nos mantemos alinhados com três elementos fundamentais de nossa estratégia: proteger nossas pessoas, seguir todas as orientações legais e manter a estabilidade e a continuidade dos serviços de nossos clientes.

O Decreto 10.282 do Governo Federal, publicado no Diário Oficial da União em 22 de março, que insere a atividade de call center entre serviços essenciais, aumenta a nossa responsabilidade em garantir um ambiente seguro para os nossos colaboradores. E para tanto, seguimos trabalhando incansavelmente para implementar, desde o início, todas as medidas necessárias, de acordo com as recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

Até o momento, cerca de 20 mil colaboradores foram direcionados para trabalho remoto ou afastamento momentâneo de suas atividades. Este número deve ser ampliado nos próximos dias, com a evolução da contingência gradual dos serviços prestados pela companhia. Para garantir esta iniciativa, foi acionada uma robusta operação de logística e transporte para envio dos equipamentos aos lares dos colaboradores. Entre estes profissionais, destacam-se: mais de 1.250 pertencentes ao grupo de risco – gestantes, pessoas com mais de 60 anos e com doenças crônicas; e mães e pais com filhos até 14 anos. Estas medidas contribuíram para a implementação de um maior espaçamento entre os profissionais em 100% de nossos sites. Hoje, estamos atuando com uma menor densidade de ocupação, respeitando um distanciamento médio de mais de 1,5m entre os Pontos de Atendimentos (PAs). A prática se estende aos breaks, cujos assentos estão sendo ajustados de acordo com o layout e mobiliário.

As rotinas de limpeza e higienização também foram intensificadas principalmente nos pontos de maior contato. Adquirimos aproximadamente 25 mil litros de sabão líquido e cerca de 15 mil litros de álcool em gel e seguimos repondo o estoque constantemente. Entre outras medidas tomadas pela empresa estão a disponibilização de álcool em gel em áreas comuns e para uso pessoal dos colaboradores, programa de comunicação intensivo sobre as medidas de prevenção, orientações dos procedimentos em caso de suspeita da enfermidade (protocolo de atuação) e um canal de comunicação estreito para que possamos avaliar e seguir com novas estratégias, de acordo com as necessidades levantadas.

Os órgãos competentes têm tido acesso irrestrito às nossas instalações e acompanhado todas as medidas adotadas pela companhia. Cuidar de nossas pessoas e de nossos clientes está no centro da estratégia da Atento. Seguimos em nosso compromisso de garantir um lugar de trabalho seguro a nossos colaboradores, o melhor serviço a nossos clientes e atuar como uma organização socialmente responsável.