Circo Marambio convida artistas de Guarulhos para Festival Maromomi

 

Contemplado com o Edital FunCultura, por meio de recursos da Lei Aldir Blanc de Guarulhos, o Circo Marambio realiza nos meses de março e abril, o Festival Maromomi. As apresentações serão em dois pontos da cidade nos bairros: Lavras, em março e Pimentas, em abril.

Serão 12 apresentações por temporada, totalizando 24, para tanto, a iniciativa visa contar com artistas guarulhenses de diversos segmentos culturais. Debaixo da lona do tradicional Circo Marambio, haverá ainda, espaço para feira de artesanato e instalação de exposição com artes visuais.

Para preencher a grade de programação do festival, as inscrições estão abertas até 31 de janeiro. Portanto, quem é artista da cidade está convidado a fazer parte do evento que visa homenagear o povo Maromomi e dar visibilidade aos produtores culturais da cidade.

O cadastramento deve ser feito por meio deste formulário: https://forms.gle/bQcFGXZdFngALv2e7 com preenchimento das informações solicitadas. A partir delas, serão selecionadas as propostas que melhor se adequarem ao nosso espaço cênico itinerante.

Os Maromomis, que ficaram conhecidos como Guarulhos, eram chamados pelos portugueses de “gente andante”. Esse povo indígena que deu nome ao município é responsável pela construção histórica do território guarulhense.

Segundo um dos idealizadores do Festival Maromomi, Ramon Marambio, essa é uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais dos ancestrais, que se assemelham em sua trajetória aos circenses.

Por causa da pandemia de Covid-19, os artistas de circo foram amplamente prejudicados, assim como toda a cadeia artística. E em 2021, o setor convive com a expectativa de retomar as atividades com apresentações abertas ao público.

Sobre o Festival Maromomi

Por meio de apresentações de artistas de Guarulhos e sob o contexto dos povos originários, os Maromomis, esta é uma oportunidade de levar uma programação diversificada a bairros mais afastados do centro da cidade, descentralizando a oferta cultural e contemplando esses moradores e artistas com espetáculos ricos em repertório e qualidade.

Sobre o Circo Marambio

Foi criado pelos irmãos Marambio, que são a quarta geração de artistas circenses da família e seguiram os passos de seus pais. A dupla já se apresentou em diversas companhias no Brasil e pelo mundo. Donos de uma intensa relação com a cidade de Guarulhos como educadores e profissionais da cultura, os Marambio fazem apresentações na cidade desde a década de 1990 e já possibilitaram que dezenas de jovens artistas oriundos da periferia se tornassem artistas circenses.