Reunião da Anvisa está sendo transmitida ao vivo

 

Está sendo transmitida ao vivo pelos canais oficiais do governo, a reunião da Anvisa sobre os resultados das duas vacinas contra a covid, a de Oxford/Fiocruz e da Sinovac/Instituto Butantan. É conduzida por cinco membros da diretoria colegiada da Anvisa – todos indicados pelo presidente Jair Bolsonaro. O grupo técnico da Anvisa recomendou a aprovação da Coronovac e também a da vacina de Oxford. Os diretores a seguir é que irão decidir pela aprovação de uso emergencial ou não.

Antônio Barra Torres foi confirmado como diretor-presidente da Anvisa em dezembro e é contra-almirante da Marinha. Na forças armadas, dirigiu o Centro de Perícias Médicas e o Centro Médico Assistencial. Amigo pessoal do presidente, o militar é formado em medicina e foi diagnosticado com coronavírus semanas depois de aparecer sem máscara entre manifestantes ao lado de Bolsonaro.

Cristiane Rose Jourdan Gomes é endocrinologista, trabalhou como gestora de planos de saúde da Amil por 13 anos e dirigiu o Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, entre agosto de 2019 e agosto de 2020.

Alex Machado Campos é formado em direito e construiu sua carreira em cargos técnicos na Câmara dos Deputados. O principal posto antes da nomeação por Jair Bolsonaro à diretoria da Anvisa foi o de chefe de gabinete do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

Romison Rodrigues Mota é graduado em Ciências Econômicas e especialista em Vigilância Sanitária. Ingressou na Anvisa por concurso público em 2005, onde foi Gerente de Orçamento e Finanças por cinco anos. Tornou-se gerente geral de Gestão Administrativa e Financeira em 2015 e foi nomeado, no ano passado, diretor substituto da entidade.

Meiruze Sousa Freitas é formada em Farmácia e entrou na Anvisa por concurso público em 2007, como especialista em Regulação e Vigilância Sanitária na Gerência-Geral de Medicamentos. Passou por diversos cargos, atuando como adjunta de diretor, gerente geral de Toxicologia e gerente da área de medicamentos, até ser confirmada como diretora em novembro de 2020.