Enem Digital: dicas para estudantes que farão a prova no domingo

Estudantes de todo Brasil fazem o segundo dia de prova do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio)
 


Neste domingo (7), será realizado o segundo dia de prova do Enem Digital em todo o Brasil, com avaliações de Matemática e Ciências da Natureza. Para auxiliar os estudantes que farão a prova, o diretor de Ensino e Inovações Educacionais no SAS Plataforma, Ademar Celedônio, dá algumas dicas.  

“Não pense no desempenho no primeiro dia e não desista por conta do resultado. Toda prova tem uma nova reclassificação da Teoria de Resposta ao Item e, às vezes, o número de acertos que você teve em uma edição foi menor, mas a sua nota pode ter sido maior, sua proficiência pode ter sido maior”, afirma o diretor do SAS. 

Outras dicas importantes do professor são: 

– Manter a calma, se alimentar e dormir bem na véspera; 

– Ter muita atenção às questões; 

– Começar pelas questões mais fáceis; 

– Ficar atento ao tempo de prova, já que não é permitido usar relógio. “Uma média segura para conseguir finalizar a prova é responder de 17 a 23 questões por hora”, explica Ademar. 

Para os alunos que pretendem continuar estudando nestes últimos dicas, o professor também tem dicas:  

“Para a revisão, focar nos conteúdos de Matemática Básica, como razão, proporção, regra de três, noções de área. Na prova deve cair probabilidade e análise de gráfico. Para a prova de Ciências da Natureza, sugiro relembrar química orgânica, conceitos de biotecnologia, de vacinas e meio ambiente. Em Física, indico olhar os principais elementos de eletricidade e de mecânica”, finaliza o especialista. 

Para os alunos que vão participar do Enem Digital, o SAS Plataforma de Educação disponibiliza conteúdos e dicas preparatórias no portal SAS no ENEM