Tire suas dúvidas sobre a vacinação de idosos contra a covid

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

QUANDO COMEÇA?
Na segunda-feira, dia 8 de fevereiro de 2021.

QUAIS OS LOCAIS DE VACINAÇÃO?
A vacinação será em um polo que funcionará no Bosque Maia (avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro) pelo sistema drive-thru exclusivo para idosos acima de 90 anos.

QUAL HORÁRIO?
Das 9h às 17h ou até o encerramento das doses.

POR QUE NÃO TERÁ VACINA NAS UBSs E NOS BAIRROS?
A cidade está preparada para instalar mais polos de vacinação totalmente estruturados para viabilizar maior fluidez do público e evitar aglomerações, mas isso depende da remessa de mais doses do Governo do Estado ao município.

O DRIVE-THRU DO BOSQUE MAIA É PARA TODOS OS PÚBLICOS?
Não. Só poderão usar o sistema drive-thru (vacinação sem sair do carro) pessoas com MAIS DE 90 ANOS de idade. Os PROFISSIONAIS DA SAÚDE deverão ser vacinados diretamente na tenda no interior do Bosque Maia.

COMO IRÃO EVITAR PROBLEMAS NO TRÂNSITO NO ENTORNO DO BOSQUE?
Haverá demarcação e agentes de trânsito orientando.

O QUE PRECISA PARA VACINAR?
Idosos: basta comparecer ao local portando CPF, cartão SUS (se houver), documento com foto e comprovante de residência. Trabalhadores da Saúde de Guarulhos: precisarão apresentar CPF, cartão SUS, documento de identificação com foto que comprove a profissão, documento que comprove vínculo profissional (carteira de trabalho OU holerite ou declaração do empregador) e comprovante de residência.

POR QUE PRECISA COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA?
Para evitar que pessoas de outras cidades venham se vacinar em Guarulhos, pois todas as cidades da região receberam menos doses do que o necessário e haveria esse risco. Nas outras vacinações, não havia essa restrição porque havia doses suficientes para todos.

COMO SERÃO VACINADOS IDOSOS QUE ESTÃO ACAMADOS?
Idosos acamados e restritos ao leito serão vacinados em domicílio. A orientação para aqueles que não têm cadastro em nenhuma Unidade Básica de Saúde (UBS) é para que o familiar ou responsável legal compareça a uma das 69 UBSs para cadastrar o idoso e solicitar a imunização.

PESSOAS COM MAIS DE 90 ANOS DE IDADE SÓ SERÃO VACINADAS SE FOREM DE CARRO?
Não. Haverá também atendimento para quem for a pé, em uma fila preferencial para este público também no interior do Bosque.

POR QUE NÃO USAR LUVAS PARA APLICAR A VACINA CONTRA COVID-19?
De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, no documento “Orientação Técnica para Uso de EPI na campanha de vacinação contra COVID-19”, o uso de luvas só estaria indicado em situações específicas, como no risco de contato direto com sangue e fluidos corporais com lesões abertas. Além disso, o uso de luvas na rotina é arriscado, exigindo a troca entre cada vacinação, tornando mais lento ou dificultando o que é mais importante: a adequada higienização das mãos entre cada procedimento de vacinação.

O BOSQUE MAIA ESTARÁ FUNCIONANDO NORMALMENTE?
Não. Durante os dias em que estiver havendo a vacinação contra a Covid-19 no Bosque Maia, o Parque estará fechado ao público.

QUANDO SERÃO VACINADOS OS IDOSOS DE OUTRAS FAIXAS ETÁRIAS?
As datas serão oportunamente divulgadas, pois isso depende do recebimento de mais doses da vacina em quantidades compatíveis com cada faixa etária. Se houver doses suficientes, serão criados outros polos de vacinação divididos nas regiões da cidade.


Informações colhidas no Facebook da Prefeitura de Guarulhos, atualizadas em 5 de fevereiro, complementadas com respostas dadas durante live do prefeito Guti na noite de sexta-feira, dia 5/2, juntamente com o secretário adjunto de Saúde, Michael Rodrigues de Paula