SP atinge mais de 1,3 milhão de pessoas vacinadas e classifica municípios que mais imunizam contra a Covid

 

Em coletiva de imprensa hoje (12), no Palácio dos Bandeirantes, o Governador João Doria e os Secretários de Saúde, Jean Gorinchteyn, Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e Segurança Pública, General Campos, anunciaram a classificação das dez cidades do estado mais avançadas na vacinação contra a pandemia de Covid-19. O ranking compara as médias de vacinação de acordo com a população total de cada município.
A campanha de vacinação alcançou, de 17 de janeiro até hoje, mais de 1,3 milhão de pessoas, representando 2,8% dos 45 milhões de habitantes do estado.
No ranking municipal, que inicialmente só foi aplicado a cidades com mais de 100 mil habitantes, São Caetano do Sul tem a campanha mais veloz até o momento, com 8,1% da população local vacinada. A seguir, estão Catanduva (7,2%), Botucatu (7%), Barretos (6,3%), Santos (5,8%), São José do Rio Preto (5,7%), Jaú (5%), Araçatuba (5%), Araraquara (4,9%) e Marília (4,8%).
A ideia do Governo do Estado é atualizar o ranking semanalmente.

“O ranking é uma maneira de divulgar e também incentivar os esforços que os Prefeitos paulistas vêm fazendo durante a campanha de vacinação”, disse o Secretário Vinholi.
Vinholi enfatizou também o papel do Estado no apoio aos Municípios durante o feriado de Carnaval: “Ontem (11), estivemos reunidos com o Conselho de Prefeitos da Baixada Santista. Por meio deste diálogo, ficou acertado com os Prefeitos que os municípios da Baixada Santista e do Litoral Norte não terão este ano ponto facultativo durante o Carnaval e farão fiscalização rigorosa em suas orlas marítimas. Os Prefeitos têm o apoio do Estado e os municípios devem estar atentos e fazer sua fiscalização contra festas clandestinas e aglomerações em geral, com apoio da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Segurança Pública”, afirmou Vinholi.
O titular da Pasta de Desenvolvimento Regional enfatizou que “a responsabilidade da fiscalização local é dos municípios, que contam com o apoio do Estado. São ações de cooperação entre Estado e Municípios. As medidas do Plano SP devem ser seguidas também nos dias de Carnaval,” disse Vinholi.
Na 6ª semana epidemiológica de 2021, SP vive momento de esperança, imunizando idosos e trabalhadores da saúde, que a partir de agora tem a latitude de retomar com cuidados seus laços familiares e de amizade. A cifra de 1,3 milhão de pessoas imunizadas foi alcançada. Isso representa quatro vezes mais o número de novos casos desde 17 de janeiro (260 mil novos casos desde então). A velocidade de vacinação é assim quatro vezes maior do que a da contaminação pelo vírus em SP.
Hoje, a taxa de ocupação de leitos de UTI é 66,7% no estado. Registrou-se queda de 9% no número de casos de coronavírus em relação à semana anterior. Houve igualmente queda de 6% no número de internações, sendo esta a quarta semana consecutiva de redução nos números. De outra parte, registrou-se incremento de 5% em óbitos ante a semana anterior.