sábado, 4 dezembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCANAISESPORTEJovens da Fundação Casa em Guarulhos e Região Metropolitana de SP disputam...

Jovens da Fundação Casa em Guarulhos e Região Metropolitana de SP disputam vagas no Torneio de Xadrez Online

Um grupo de 63 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação ou estão em internação provisória em 12 centros da Fundação Casa, localizados na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), no Vale do Paraíba e no Litoral Norte, participam, na próxima sexta-feira (22), às 13h30, da etapa regional do II Torneio Estadual de Xadrez Online, realizado pela Fundação Casa.  

Todas as partidas são online, por meio da plataforma lichess.org e seguem o sistema suíço. Os jovens disputam as 30 vagas da etapa estadual destinadas à Divisão Regional Metropolitana Vale do Paraíba (DRVP), uma das oito divisões regionais da Fundação Casa. A DRVP supervisiona os centros socioeducativos participantes. 

De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação Casa, Fernando José da Costa, a iniciativa dá continuidade à agenda pedagógica anual que já era promovida pela Instituição. “Com as devidas adaptações, não perdemos o foco na execução completa da medida socioeducativa”, afirma o secretário da Justiça. 

Pelo segundo ano, por causa da pandemia da Covid-19, a Instituição realiza a versão virtual do seu tradicional Torneio de Xadrez, que já teve 15 edições.  

Do município de Guarulhos, 15 adolescentes internados nos Casas Guarulhos e Guayí estão entre os competidores. Da região do Alto Tietê, são 20 adolescentes que concorrem. Eles cumprem medida socioeducativa nos Casas Terra Nova e Itaquaquecetuba, em Itaquaquecetuba, e Arujá. 

Já da região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, estão na etapa regional ainda outros 28 adolescentes em atendimento em sete centros socioeducativos – Casas Atibaia; Caraguatatuba; Jacareí; Lorena; Taubaté; e Tamoios e Serra da Mantiqueira, em São José dos Campos. 

Os três primeiros colocados da etapa regional da DRVP receberão medalhas. 

Tanto no regional quanto no estadual do Torneio Xadrez Online, os competidores utilizam o sistema suíço, que prevê uma quantidade de partidas pré-estabelecida conforme com o número de participantes. Cada partida tem, no máximo, 20 minutos de duração, sendo 10 minutos para as jogadas de cada competidor.  

A competição 

O II Torneio Estadual de Xadrez Online da Fundação Casa acontece no dia 5 de novembro, a partir das 14h. Na ocasião, 240 adolescentes, representando as oito divisões regionais da Instituição, jogam pelo título estadual, por meio da plataforma lichess.org e com o uso do sistema suíço.  

Os jogadores seguem as regras e a pontuação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em inglês). Segundo o regramento da Federação, cada vitória soma um ponto; o empate, meio ponto (0,5); e a derrota é igual a zero.  

A cada partida e rodada, a própria plataforma calcula a pontuação, elencando os competidores na sua respectiva classificação. No final do Torneio, quem tiver maior pontuação será o vencedor ou vencedora. 

Para o estadual, os 20 primeiros colocados receberão medalhas e o centro socioeducativo campeão levará o troféu. A etapa estadual do Torneio é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação Casa. 

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,497SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Cachorro ajuda crianças com medo de agulha a se vacinarem

Para ajudar crianças de 5 a 11 anos a se vacinarem contra a Covid-19 nos Estados Unidos, um cachorro de terapia entrou em cena, com ótimos...

Moradores da Vila Galvão pedem policiamento contra invasão de residências

Bairro que sempre foi tido como tranquilo, a Vila Galvão tem sofrido com a falta de segurança. Nas últimas semanas, imóveis vazios na região...

FGTS: Nascidos em dezembro têm até o dia 31 para aderir ao saque-aniversário

Trabalhadores nascidos em dezembro têm, de hoje (1º) até 31 de dezembro, para aderir ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço...

Guarulhos promove o Dia Internacional das Cidades Educadoras no CEU Bonsucesso

Nesta terça-feira (30), data em que é celebrado o Dia Internacional das Cidades Educadoras, o CEU Bonsucesso recebeu o encontro A Cidade Educadora não deixa...

Mega-Sena pode pagar R$ 16 milhões neste sábado

O concurso 2.434 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 16 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h deste sábado (4) no Espaço Loterias...