terça-feira, 30 novembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADANIASugestão: Sabesp poderia construir a URQ no Porto da Igreja

Sugestão: Sabesp poderia construir a URQ no Porto da Igreja

Diante da polêmica em torno do Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito Guti à Câmara, propondo desafetar parte do espaço do complexo esportivo da Ponte Grande, onde fica o Estádio Arnaldo José Celeste, para instalar uma Unidade de Recuperação da Qualidade da Água do riacho que passa ao lado, nós, do Click Guarulhos, pesquisamos pelo Google Maps se haveria outra área que pudesse abrigar o equipamento.

Visualizando a região, verifica-se que o canal de circunvalação do rio Tietê serpenteia entre as rodovias Dutra e Ayrton Senna e em alguns trechos quase retorna ao ponto por onde já havia passado. Um desses locais situa-se atrás da empresa de leilões Sodré Santoro, bairro denominado Porto da Igreja.

Por ser área de proteção ambiental, já que às margens do canal, fatalmente já é de domínio do Estado. De fácil acesso pela via Parque, que segue paralela à rodovia Ayrton Senna, o local não tem residências próximas, apenas o imenso depósito de carros a céu aberto.

Assim, os moradores da Ponte Grande, além de não terem de conviver com a URQ funcionando ao lado de suas casas, ainda passariam a ter um riacho de águas limpas passando por ali, no lugar do fétido canal atual.

Questão negativa

O problema que talvez inviabilize a construção da URQ no local aqui sugerido é o fato de que o esgoto de inúmeras construções desse ponto em diante continuaria sendo despejado no canal, eliminando a purificação feita pela Unidade de Recuperação.

Desse trecho em diante, seria imprescindível construir coletores-tronco que levassem os esgotos até a estação de tratamento da Sabesp no Parque Novo Mundo, para onde já se tem como certo que serão direcionados os esgotos da região do Itapegica, Vila Endres, São Rafael e imediações.

Audiência pública

A Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal convocou uma Audiência pública para discutir o Projeto de Lei, no próprio Estádio Arnaldo José Celeste. Será nesta quarta-feira, dia 24, a partir das 19h.

Estão convidados representantes da Prefeitura e da Sabesp para explicar aos moradores detalhes da obra que se pretende construir na parte dos fundos do campo de futebol do complexo esportivo.

A audiência pode ser útil para que o Poder Executivo esclareça dúvidas, já que enviou o Projeto para a Câmara sem sequer expô-lo a todos os vereadores, nem discutir com os vizinhos; servirá também para desfazer informações falsas que têm sido divulgadas a respeito do Projeto.

Valdir Carleto

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,495SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Cascão, da ‘Turma da Mônica’, completa 60 anos

O personagem Cascão, uma das mais carismáticas e "sujinhas" criações de Maurício de Sousa na Turma da Mônica, completa 60 anos neste quinta-feira, 25. ...
Poupatempo Guarulhos

RG representa 35% dos atendimentos presenciais no Poupatempo em 2021

Disponível para todos os cidadãos em qualquer idade, o RG é o documento de identificação mais solicitado no Poupatempo, representando aproximadamente 35% do total...

Nova variante: Anvisa recomenda suspensão de voos vindos da África

Em razão da nova variante da Covid-19 identificada na África, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), emitiu uma nota técnica, nesta sexta (26),...

Governo de SP conclui pagamento da primeira etapa do Vale Gás

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, concluiu neste mês o pagamento da terceira parcela do Vale Gás para...

Ponte Grande deverá receber campo de futebol como compensação por projeto ambiental

A Ponte Grande deverá receber um campo de futebol como compensação pela implantação no bairro de uma Unidade de Recuperação da Qualidade (URQ) da...