quinta-feira, 7 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioCANAISENTREVISTASSilvio Alves inicia segundo mandato à frente da ACE

Silvio Alves inicia segundo mandato à frente da ACE

 

O empresário Silvio Alves, diretor da rede X Supermercados, fala de suas origens, do êxito do empreendimento, faz um balanço de sua primeira gestão à frente da ACE e dos planos para o novo período

Por Valdir Carleto
Fotos: Paulo Manso/Lupacom

Onde nasceu, quando e por que veio para Guarulhos”?

Nasci em Pernambuco, na cidade de Jupi. Vim para Guarulhos em 1972. Sou filho de pai e mãe nordestinos, que viviam em uma situação financeira muito humilde e decidiram vir para São Paulo, em Guarulhos, para tentar uma vida melhor e poder criar um criar os seus filhos e dar um futuro melhor para a família. Portanto, estamos há 50 anos em Guarulhos e também agora no mês de maio estou completando 50 anos de idade.

Quando começou a empreender junto com seus irmãos? De onde vem essa veia empresarial?

Já é mais familiar a veia empreendedora. Ela veio da minha mãe, porque ainda quando chegou a São Paulo, ela se utilizava de vendas. Como, por exemplo, ela tinha profissão de auxiliar de limpeza nas fábricase passou a comprar roupas no Brás e na rua 25 de Março; começou a vender roupas e relógios para poder agregar no salário e sustentar a família. Eu comecei a empreender com 16 anos de idade, já fazendo emancipação e começando a primeira microempresa, já no ramo de minimercado, na década de 90.

A que atribui o crescimento da sua rede de supermercados?

O crescimento se deveu a um conjunto de muitos fatores, dentre eles a busca pela realização de um sonho. Portanto, eu com meus irmãos nos identificamos com o supermercado; começamos com um local muito pequeno e sempre com o sonho de se tornar grande e forte, no intuito de poder ter um diferencial que pudesse realmente se destacar. Então, o que fez a gente crescer realmente foi muita dedicação, muito empenho, muito trabalho, procurando sempre se espelhar nos maiores para entender o eles estavam fazendo e para que a gente pudesse também fazer igual ou cada vez melhor que eles.

A rede X está com 12 lojas neste início de 2022. Quais são os próximos passos da rede e qual é a meta para o futuro?

Os próximos passos da rede continuar crescendo, ainda que não exatamente no número de lojas, embora esteja planejado inaugurar mais quatro lojas na cidade de Guarulhos. Mas também ampliar algumas lojas. Sempre crescendo, não pensando em quantidade, mas em lojas muito bem apresentadas porque o público é cada vez mais exigente. Nós entendemos que temos que ser diferentes, fazer o melhor para conquistar o cliente e satisfazer duas expectativas. Em resumo, queremos crescer, mas com uma base muito sólida.

Qual balanço faz do seu primeiro mandato na ACE, ao ser reeleito?

No primeiro mandato, 2020 e 2021, a pandemia nos acertou em cheio. Porque assumi em fevereiro. Em março e abril já iniciou a pandemia, prejudicando praticamente quase dois anos, pois a pandemia só deu uma trégua para o funcionamento dos negócios no segundo semestre de 2021. Assim, em relação aos projetos do primeiro mandato, nós tivemos uma interrupção que foi muito difícil. Porém, ainda com pouco tempo, nós realizamos muitas ações, muitos trabalhos. Aumentamos o número de associados de em torno de 1.600 para 2.400. Realizamos várias ações nesse período para tentar amenizar o impacto da pandemia junto ao comércio.

Quais teriam sido os pontos mais relevantes da sua atuação na ACE?

Até agora, os pontos mais relevantes que eu, minha diretoria e toda nossa equipe fizemos foram as mudanças internas. Entendemos que para que a gente possa efetivamente mudar o rumo da associação, pois pretendemos que ela seja mais representativa, era necessário fazer uma mudança na organização e na cultura interna, passando também por todos os colaboradores. Essa pandemia permitiu que nós pudéssemos durante esse prazo atuar nesse sentido. Nós não ficamos de braços cruzados: nós trabalhamos muito internamente e isso nos permitiu ter conhecimento da filosofia e enxergar essa mudança a qual nós fizemos durante o período todo de 2020 e 2021. Mas agora em 2022 com a pandemia dando uma trégua e também assumindo o novo mandato, temos perspectivas muito boas para realizar ações em prol do empreendedorismo na Associação Comercial de Guarulhos.
Até que ponto você acha que a pandemia prejudicou as ações de sua gestão à frente da ACE?
A pandemia nos impediu nesse período do primeiro mandato de realizar ações da porta para fora efetivamente, com eventos, com nossa participação in loco. Porém, nós ganhamos, porque nesse período nós tivemos a oportunidade de fazer a lição de casa. Para esse novo mandato, entendemos que a Associação está preparada, porque se necessita para toda mudança preparar primeiro o terreno, para depois efetivamente fazer a colheita. Agora em 2022 e 2023 iremos fazer efetivamente essa colheita.

Quais os principais objetivos para a segunda gestão?

Entre os principais objetivos desta segunda gestão está o de elevar a associação ao mais alto nível de representatividade na cidade de Guarulhos e trabalhar levando ferramentas para os associados, de forma a melhorar o ambiente de negócio para quem já empreende principalmente e também para aqueles que querem empreender. Nesta nova gestão continuaremos com o intuito e um trabalho de desburocratização, principalmente porque entendemos que quem produz, quem gera a riqueza, quem faz o desenvolvimento e quem gera o emprego é o comércio, é o serviço e é a indústria. E nós trabalharemos firmes nesse segundo mandato para que possamos efetivamente avançar na tarefa de buscar a desburocratização na abertura de empresas, obtenção de licenças para construções e, nesse sentido, nós estamos nos fortalecendo, porque entendemos que uma entidade forte, com muita representatividade, ela faz com que a sua voz possa ecoar mais alto. Estamos criando musculatura para efetivamente poder cada vez mais lutar em prol daqueles que querem empreender.

Seu nome cogitado para ser candidato a prefeito de Guarulhos. Como vê essa possibilidade e por que?

Em primeiro lugar, eu gostaria, assim como todo guarulhense, de ter uma cidade melhor. Fico feliz em ouvir o meu nome cogitado para vir a ser gestor de uma cidade importante como Guarulhos. Entendo que essa cogitação se deve a ser um nome sempre voltado para a gestão. Mas, também como guarulhense, gostaria que tivesse mais candidatos com o meu perfil, que é um perfil de uma história de sucesso, de um gestor que efetivamente olha para a gestão pública no Poder Executivo, como quem olha para uma empresa, mas no sentido de quem procura fazer sempre o melhor levando comodidade, levando uma experiência para o cidadão, o consumidor, no caso das empresas e do comércio. Então assim eu gostaria muito que aparecessem mais candidatos com o meu perfil, porque entendo que a nossa cidade é gigante. Ela tem um potencial enorme e esse potencial não está sendo explorado nem a metade. Portanto, hoje eu me sinto tranquilo em dizer que não sou candidato, mas a o futuro a Deus pertence.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Cata-Treco atende Jardim Paraíso e mais sete bairros neste final de semana

A Operação Cata-Treco de retirada de inservíveis, realizada semanalmente pela Prefeitura de Guarulhos, atenderá oito bairros neste final de semana. No sábado (9) os...

Nipo-Brasileiro participa do 23º Festival Brasil-Japão e anuncia novos serviços

O Hospital Nipo-Brasileiro confirma mais uma participação como expositor da 23ª edição do consagrado Festival do Japão, a ser realizado nos próximos dias 15,...
o que é a varíola dos macacos

Brasil registra 37 casos de varíola dos macacos

O número de casos de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil chega a 37, segundo informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de...

Promoção da Buser irá premiar 5 participantes com um ano de viagens grátis

No mês em que celebra cinco anos de história, a Buser, maior plataforma de intermediação de viagens de ônibus do País, sorteará 1 ano...

UBSs São Rafael, Belvedere e Soberana estão abertas hoje pelo Saúde Agora

Neste sábado (2) três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guarulhos estão abertas até às 16h para atender a população para consultas, exames...