PUBLICIDADE
InícioCANAISEMPREENDEDORISMOIQA lança Manual de Planejamento da Logística do Produto

IQA lança Manual de Planejamento da Logística do Produto

Publicado em
PUBLICIDADE

Quando a indústria lança um produto, existem diversas preocupações, como atender aos requisitos da qualidade, de exigência do cliente, de capacidade da fábrica e de engenharia. Há, enfim, um grande foco na conformidade do produto; porém, ainda há uma lacuna quando se trata de requisitos logísticos.

Pensando nisso, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva disponibiliza o Manual APLP – Planejamento Avançado da Logística do Produto, focado na prevenção de problemas logísticos no fornecimento de produtos.

 

“Toda a estrutura do APLP foi feita para que se consiga planejar antecipadamente todas as etapas, desde o conceito de um produto novo até a produção das amostras iniciais e de sua entrega, assim como a produção seriada”, destaca Marcelo Pollon, especialista em logística do IQA.

A integração dos processos logísticos é fundamental para a indústria, sendo essencial para o cumprimento de prazos e para a manutenção da qualidade do produto. “O tempo passa cada vez mais depressa e, quanto mais tempo o produto fica parado, mais custos são agregados. Então a integração desses processos torna-se fundamental para as empresas do setor”, complementa Pollon.

O novo Manual foca principalmente na indústria automotiva, para empresas que fabricam autopeças, tanto do mercado original quanto remanufaturado. A ideia é que a publicação ajude na prevenção de problemas e aumente a qualidade, com base em normas e padrões consolidados do mercado.

O produto é um complemento da publicação “Guia de Práticas Logísticas”, lançada em 2019 pelo IQA, na qual são apresentadas as melhores práticas de logística na gestão da cadeia de abastecimento, observando cinco grandes focos: cliente, processos, parceiros, entrega e resultados. Este manual recomenda padrões e rotinas para aumentar a efetividade dos sistemas logísticos das organizações. A publicação busca mostrar a importância em se obter a máxima integração entre os processos que compõem o sistema logístico de uma organização para que sejam eficazes (alcancem seus objetivos) e eficientes (com os menores custos, da maneira mais otimizada possível).

Sobre o IQA

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas, com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.

Representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação, promove treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE