PUBLICIDADE
InícioCANAISECONOMIAFalsa pesquisa sobre vacina pode ser usada para aplicar golpe do PIX

Falsa pesquisa sobre vacina pode ser usada para aplicar golpe do PIX

Publicado em
PUBLICIDADE

Internauta alerta para a forma como golpistas estão lesando pessoas que, querendo ser úteis, se dispõem a participar de suposta pesquisa sobre vacina.

A vítima diz que recebeu uma ligação do número 95004-1117 e que pediram “para pressionar 2”, se ela tivesse se vacinada. Aí ela pressionou 2 e imediatamente o telefone foi bloqueado e hackeado.

 

Segundo relatou, conseguiram acessar seu e-mail e descobriram as senhas, com as quais alcançaram contas bancárias e fizeram PIX, zerando o saldo.

Pesquisamos a respeito e concluímos que tecnicamente não é possível aplicar esse golpe apenas com a vítima digitando o algarismo 2. E que ao acessar e-mail simplesmente não dá para descobrir senhas bancárias.

De qualquer forma, é preciso tomar precauções ao receber ligações ou mensagens com esse tipo de pesquisa. Na dúvida, é melhor recusar participar, jamais aceitando digitar senhas ou códigos, porque há casos nos quais os golpistas conseguem até fazer empréstimos em nome da vítima e sacar o valor obtido.

Uma forma de golpe que tem sido utilizada é enviando torpedo (SMS) para a provável vítima, comunicando que foi feito um pagamento por meio de sua conta bancária. E que, se não autorizou, para entrar em contato com um número 0800 que vem na mensagem. Ao ligar para dizer que não autorizou, a vítima é induzida a fornecer dados pessoais e chegar a um ponto no qual o golpista solicita que seja digitada a senha. Nesse momento, a operação que não existia é efetivamente feita, causando prejuízo à vítima. Portanto, se receber mensagem com esse teor, em vez de ligar para o número que vem na mensagem, o ideal é procurar entrar em contato direto com o banco onde tem conta, para certificar-se que não está falando com golpistas.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE