PUBLICIDADE
InícioCIDADEMetrô no Jardim Maia perde lugar na fila para o do ABC...

Metrô no Jardim Maia perde lugar na fila para o do ABC nas prioridades do governo estadual

Publicado em
PUBLICIDADE

Segundo entrevista do secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, à revista “Ferroviária”, entre a linha 19-Celeste (Anhangabaú ao Jardim Maia) e a linha 20-Rosa (Lapa a Santo André), a do ABC terá prioridade no governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A revelação derruba um balde de gelo nas aspirações dos guarulhenses, que aguardam com ansiedade a chegada do Metrô à cidade e ficaram animados vendo os trabalhos de sondagem de solo sendo desenvolvidos e com as notícias de que até o projeto arquitetônico da estação próxima ao Bosque Maia vinha sendo estudado em reuniões conjuntas do Estado com o Município.

 

O argumento para dar prioridade do projeto da linha 20 é que o governador entende que Guarulhos já será beneficiada com a extensão da linha Verde, que atualmente tem estação final na Vila Prudente, mas tem obras em andamento em direção à Penha, passando pelo Jardim Anália Franco. A ligação com Guarulhos está prevista para passar pelo bairro da Ponte Grande e ter a última estação ao lado do Internacional Shopping. “Vamos tentar duas, mas pelo menos uma a gente faz esse mandato, por meio de PPP. Dado que a gente vai ter a Linha 2 chegando em Guarulhos, estamos dando prioridade para a Linha 20, que vai para o ABC”, disse Benini na entrevista.

O argumento do secretário tem sua lógica. Porém, levando em conta a utilidade que a linha Celeste teria para Guarulhos não há comparação com a linha Verde, por mais que essa alternativa também seja muito desejada. A linha Celeste teria um traçado muito mais direto para a região central da cidade de São Paulo, enquanto a Verde, que já lota nos horários de maior procura, dá uma volta imensa, passando pela região do Ipiranga, até chegar à avenida Paulista e seguir até Vila Madalena. Calcula-se que a região da Paulista possa ser a de maior interesse para os guarulhenses dentro do traçado da linha Verde.

Resta às autoridades guarulhenses, a começar pelo prefeito Guti e equipe, principalmente o secretário de Governo, Edmilson Americano, que tem representado a cidade nas reuniões, mobilizar-se para agir politicamente perante o governador Tarcísio de Freitas para que a linha 19-Celeste esteja junto com a 20 nas prioridades da esfera estadual, já que ambas devem ser viabilizadas por parcerias com a iniciativa privada. Além de Guti ter apoiado a candidatura de Freitas em 2022 e das diferenças significativas entre os traçados das linhas Verde e Celeste, a importância de Guarulhos no cenário político e econômico não pode ser desprezada. Se isso não bastasse, há o fato de que os estudos para a linha 19-Celeste estão muito mais avançados do que os da linha 20-Rosa: enquanto já há o projeto básico da linha 19, da 20 há apenas o pré-projeto.

Valdir Carleto

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE