PUBLICIDADE
InícioCANAISEMPREENDEDORISMOEmpreendedorismo Shell Iniciativa Jovem prorroga inscrições até 2 de abril

Empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem prorroga inscrições até 2 de abril

Publicado em
PUBLICIDADE

Em sua 23ª edição, o programa de empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem prorroga suas inscrições até o dia 02 de abril. Pessoas entre 20 e 34 anos que já empreendem ou têm ideias de negócios que promovam mudanças significativas na sociedade podem participar da seleção. Os interessados devem ter ensino médio completo e residência fixa nos estados do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas no site https://iniciativajovem2023.cieds.org.br/.  

O Shell Iniciativa Jovem, executado anualmente pelo Cieds (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), busca engajar os empreendedores em atividades como workshops, consultorias, acompanhamentos contínuos com especialistas e mentorias que visam aproximá-los e propiciar o trabalho em rede. A edição de 2023 vai dividir os participantes em dois grupos: pessoas no início da sua trajetória empreendedora ou com uma ideia que precisa ser tirada do papel; e empreendedores com negócios já existentes, formalizados ou informais, que precisam de auxílio profissional para melhor gestão e geração de impacto socioambiental. 

Programa teve maioria dos negócios liderados por mulheres em 2022 

 

No ano passado, o empreendedorismo feminino registrou forte presença no Shell Iniciativa Jovem, com 61,7% dos negócios liderados por mulheres. Bruna Enne, fundadora da Sinaliza, plataforma de educação e capacitação de jovens com deficiência auditiva, foi uma das selecionadas no programa em 2022. Com o objetivo de ampliar o número de pessoas com deficiência ingressantes em universidades e no mercado de trabalho, o Sinaliza Enem é o primeiro e único curso pré-vestibular EaD totalmente em Libras do Brasil. Bruna relata que as mentorias e capacitações do Shell Iniciativa Jovem foram essenciais para o crescimento do negócio:

“Entramos no programa apenas com modelo B2C, atendendo alunos surdos com o nosso pré-vestibular, e saímos com um modelo de negócio muito mais robusto, levando a nossa solução também a empresas e ao poder público”, comenta. A empreendedora estima que mais de 500 alunos de todo o Brasil já foram alcançados.

Crescimento acelerado 

No caso de Isabela Vitoi (30 anos), sócia da RefilMe, o programa foi uma oportunidade de desenvolvimento de seu negócio na edição de 2021. O empreendimento fornece água potável gratuita para o consumidor, a partir de um totem publicitário instalado em locais públicos, melhorando assim a qualidade de vida da população e reduzindo o consumo de plásticos de uso único. A empresa dava seus primeiros passos quando foi selecionada no Shell Iniciativa Jovem e, hoje, possui totens no Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Santa Catarina e Paraná. As estações de reabastecimento de água podem ser encontradas em parques, shoppings centers, galerias, empresas, faculdades e eventos.

“O Shell Iniciativa Jovem nos ajudou a entender o nosso negócio, encontrar formas de monetizá-lo, como apresentar nossa solução. Eu e minha irmã conseguimos largar os nossos empregos e hoje nos dedicamos integralmente à RefilMe”, comemora.  

Desde o ano 2000, o Shell Iniciativa Jovem estimula e capacita empreendedores para o desenvolvimento de negócios sustentáveis e de impacto social, além de ser responsável pela criação da Rede de Empreendimentos Sustentáveis. Hoje, 505 empresas integram o grupo, formado por participantes que se destacam e recebem o Selo de Empreendimento Sustentável. Neste ano, a meta é reconhecer mais 45 empreendimentos que passarem pelo programa. 

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE