PUBLICIDADE
InícioCIDADEGuarulhos adota nova técnica que reduz para 45 dias o tempo do...

Guarulhos adota nova técnica que reduz para 45 dias o tempo do diagnóstico da tuberculose

Publicado em
PUBLICIDADE

A Secretaria da Saúde de Guarulhos adotou recentemente a técnica de cultura líquida para o diagnóstico da tuberculose. Essa abordagem apresenta uma sensibilidade ainda maior na detecção do Mycobacterium tuberculosis e de outras microbactérias não tuberculosas em diversas amostras biológicas. Um aspecto crucial dessa técnica é o tempo de liberação dos resultados negativos, que é reduzido para apenas 45 dias corridos, um ganho de 15 dias em comparação à cultura sólida, que era previamente utilizada pelo Laboratório de Saúde Pública.

Segundo a pasta, a grande vantagem da cultura líquida está na rapidez da entrega de resultados positivos. Como a técnica é automatizada, as amostras dos pacientes são monitoradas a cada 60 minutos, o que diminui substancialmente o tempo necessário para a identificação de casos confirmados.

 

Quanto mais cedo o laboratório disponibiliza resultados positivos, maiores são as chances de sucesso no tratamento das pessoas infectadas, contribuindo significativamente para o controle da tuberculose dentro do município.

Esse trabalho incansável no combate à tuberculose, uma doença infecciosa crônica, visa a diminuir a transmissão dessa enfermidade, que ocorre principalmente pela via respiratória, por meio de aerossóis liberados durante a tosse, fala ou espirro de indivíduos portadores de tuberculose pulmonar ou laríngea.

Para garantir um diagnóstico preciso e eficaz da tuberculose a cultura bacteriana é reconhecida como o método padrão-ouro. Esse método não apenas fornece a certeza bacteriológica no diagnóstico, como também possibilita a realização do teste de sensibilidade a medicamentos e o monitoramento do tratamento. Além disso, a cultura bacteriana pode aumentar a taxa de diagnóstico em até 30%, especialmente nos casos em que a baciloscopia resulta negativa.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE