Desde que Fausto Silva, o Faustão, foi submetido a um transplante de coração no dia 27 de agosto, a discussão acerca da doação de órgãos tem tomada uma grande proporção. Segundo informações reveladas pela Folha de S.Paulo, houve um aumento de 128% nos registros em cartório de indivíduos que desejam ser doadores de órgãos.
Esses registros, que recebem o nome de DAVs, ou Diretivas Antecipadas de Vontade, referem-se a documentos que confiram legal e formalmente a vontade do cidadão de ser, no futuro, doador de órgãos. O certificado também garante que o desejo desta pessoa seja realizado mesmo que esta já não tenha condições de se manifestar sobre a decisão, em caso de morte cerebral, por exemplo.
Apenas no mês de setembro, o Cartório de Notas de São Paulo apontou à mídia que foram registrados mais de 80 DAVs. Faltando pouco mais de uma semana para a chegada de outubro, a diferença é notável em comparação com a média dos últimos três anos, de apenas 35 DAVs por mês – conferindo o aumento de 128%.
“A Diretiva Antecipada de Vontade é uma ferramenta fundamental para assegurar que a vontade do indivíduo seja cumprida no que diz respeito à doação de órgãos […] Espero que a repercussão positiva da cirurgia do apresentador possa incentivar as pessoas a se tornarem doadores de órgãos”, disse Daniel Paes de Almeida, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo.
Câmara aprova urgência para projeto que torna todo brasileiro doador de órgãos após a morte
A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (19) o regime de urgência para um projeto de lei que prevê que todo brasileiro será considerado doador de órgãos após a morte, a não ser que manifeste o contrário. Atualmente, mesmo com a decisão individual da pessoa, a doação só ocorre com autorização da família.
A chamada doação presumida é tema de ao menos 50 textos que tramitam na Casa com o objetivo de facilitar os transplantes no Brasil. Com a aprovação da urgência, o projeto de lei pode ser votado nas próximas sessões do plenário.
O texto da proposta de autoria da deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ) destaca que ninguém será obrigado a ser doador de órgãos, a doação continuará sendo voluntária.
Faustão volta ao Hospital
Nesta semana, o apresentador Faustão voltou ao Hospital Israelita Albert Einstein, local onde ocorreu a cirurgia para a realização de exames pós-transplante cardíaco. Ele teve alta na manhã deste sábado (23).
“O paciente Fausto Silva recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein neste sábado, e seguirá sob orientações médicas nesta fase de reabilitação após transplante cardíaco”, informou o boletim médico da unidade assinado pelos cardiologistas Fernando Bacal, Fábio Antônio Gaiotto, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico e serviços hospitalares do Albert Einstein.
*Com Informações da Folha de S.Paulo, Câmara dos Deputados e UOL