PUBLICIDADE
InícioCIDADEPresidente do PL afirma que Bolsonaro apoiará Lucas Sanches para a Prefeitura...

Presidente do PL afirma que Bolsonaro apoiará Lucas Sanches para a Prefeitura de Guarulhos

Publicado em
PUBLICIDADE

Em evento realizado em Mauá-SP, na sexta-feira, 27/10, o presidente da Executiva Nacional do PL, Valdemar Costa Neto, anunciou o nome do vereador Lucas Sanches como pré-candidato a prefeito do partido em Guarulhos-SP nas eleições de 2024 e que o ex-presidente da República e presidente de honra do PL, Jair Bolsonaro, fará campanha para o vereador.

Lucas deixou o PP há poucos dias para migrar para o PL, partido que é conduzido em Guarulhos por um político de Itaquaquecetuba, Carlos Alberto Santiago Gomes Barbosa, o Santiago (na foto com Lucas Sanches e Bolsonaro), que deve ser, inclusive, candidato a vereador por Guarulhos. Foi ele quem arquitetou a transferência de partido de Lucas, sem afetar a relação com o PP. Costa Neto delegou a um nome de fora o comando do PL na cidade, porque, conforme afirmou em entrevista anterior, que “Guarulhos é terra de ninguém”.

 

Valdemar Costa Neto acredita que, com Lucas Sanches disputando a Prefeitura, o PL irá disputar o segundo turno em Guarulhos contra o PT e vencer o pleito municipal. Ele fez essa declaração ao responder pergunta de jornalistas, quando falava sobre definições que o partido já tem para algumas cidades paulistas. Afirmou que em Guarulhos a sigla está “fechada” com Sanches e que, nas eleições do ano que vem, “Bolsonaro vai trabalhar para o 22”, referindo-se ao número da legenda”: “Vamos com o Lucas. Está fechado. Lucas vai com o apoio do Bolsonaro – é lógico. Bolsonaro vai trabalhar para o 22”, reiterou.

Lucas Sanches foi eleito para a Câmara Municipal de Guarulhos pela primeira vez, em 2020, e concorreu a deputado federal em 2022, quando não se elegeu, mas obteve 40.881 votos. Desde que tomou posse como vereador, assumiu postura muito parecida com a que o prefeito Guti adotou no Legislativo: focou o mandato em críticas à gestão municipal. Intitula-se “fiscal do povo” e, assim como Guti fez para se tornar mais conhecido, usa bastante as redes sociais. Em 2014, quando era vereador, Guti também foi candidato a deputado federal, não se elegeu, mas conseguiu eleger-se prefeito em 2016, sendo reeleito em 2020. De certa forma, Lucas Sanches aprendeu com Guti que fincar bandeira como oposição, alardeando isso pelas redes sociais, dá votos.

Quem é Valdemar Costa Neto?

Filho de lendário prefeito de Mogi das Cruzes, Valdemar Costa Neto foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos e 10 meses em 2012 por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito do chamado caso “Mensalão”. A Suprema Corte rejeitou os embargos infringentes apresentados pela defesa e decretou o trânsito em julgado do processo. Receber o perdão de pena pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF, em 2016.

Costa Neto passou a ser um dos principais aliados de Bolsonaro do Centrão e fez diversas indicações na Secretaria de Governo, no Ministério da Saúde, no Banco do Nordeste e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Segundo turno 

Com Sanches sendo a grande aposta do PL em Guarulhos, Costa Neto acredita que a sigla tenha condições de ir para o segundo turno contra o PT e vencer o pleito. “Acho que dá para o PL vencer o PT em Guarulhos, até porque o pessoal do PT está com dificuldade. Devemos ter segundo turno, por lá. E, quem for para o segundo turno com eles (PT), vai ter a Prefeitura na mão. É a minha opinião”, continuou.

O presidente nacional do PL procurou, assim, minimizar o fato de que o governo municipal atual terá candidato à sucessão e não citou a eventual preferência do governador Tarcísio de Freitas, cuja influência pode fazer diferença nas eleições de 2024. Em pesquisas recentes, essa influência atualmente pode ser maior do que a de Bolsonaro na decisão do eleitor guarulhense, por estar bem avaliado. Ao participar de inauguração de obras parciais de retificação do rio Baquirivu, em setembro, Tarcísio disse a jornalistas que Guarulhos deve ter como candidato seu líder na Assembleia Legislativa, o deputado Jorge Wilson, conhecido como “xerife do consumidor”. Até o fim de 2023, o prefeito Guti deve anunciar quem irá apoiar para sua sucessão. Embora Jorge Wilson seja seu aliado e desponte nas pesquisas como o que tem maior índice de intenção de votos, Guti tem dado demonstrações de que seu preferido é o secretário de Governo, o ex-vereador Edmilson Americano.

Considerando a divisão atual entre os petistas, com o ex-prefeito Elói Pietá tendo recorrido à Justiça contra a escolha do Diretório Municipal pelo nome do deputado federal Alencar Santana, o cenário para as eleições de 2024 fica bastante indefinido. Como o PT governou Guarulhos por 16 anos, tanto Lucas Sanches como o candidato da máquina do Bom Clima certamente escolherão o candidato do PT como principal adversário. Se os prognósticos de Waldemar Costa Neto se confirmarem, e Lucas Sanches for para o segundo turno contra o candidato do PT, o time de Guti ficará em situação difícil, porque terá de decidir entre um de seus adversários. Por outro lado, se o segundo turno for entre um petista e o candidato apoiado pelo Bom Clima, Lucas Sanches é que ficará em complicada encruzilhada: apoiará o PT, mesmo sendo do partido de Bolsonaro? Ou apoiará o candidato de Guti, mesmo tendo atuado durante todo o mandato como crítico ferrenho da gestão local? E se o PT ficar fora do segundo turno, apoiará o candidato de Bolsonaro ou o de Guti?

Valdir Carleto

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE