PUBLICIDADE
InícioCIDADECULTURAAtriz e apresentadora Lolita Rodrigues morre em João Pessoa aos 94 anos

Atriz e apresentadora Lolita Rodrigues morre em João Pessoa aos 94 anos

Publicado em
PUBLICIDADE

A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da TV no Brasil, morreu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, cidade onde morava com a filha desde 2015. Aos 94 anos, Lolita estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia.

A filha da artista, a médica Silvia Rodrigues, disse que o corpo de Lolita será cremado nesta segunda-feira (6), numa cerimônia restrita apenas à família.

Pioneira na televisão

 

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, artisticamente conhecida como Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929, e faz parte da geração precursora da TV no Brasil. Ela cantou, por exemplo, o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, realizado em 18 de setembro de 1950.

“Almoço com as Estrelas”

O casal Lolita e Airton Rodrigues recebiam os convidados no Almoço com as Estrelas

Além de inaugurar a televisão brasileira, Lolita Rodrigues foi responsável por um dos programas de maior duração e sucesso na tevê Tupi. O Almoço com as Estrelas ficou no ar por 23 anos. A atriz, ao lado do marido Aírton Rodrigues, comandou a atração por 23 anos ininterruptos — contabilizando mais de 2.204 edições.

O programa era a cópia de uma atração do rádio da Argentina, na qual os convidados almoçavam enquanto a atração era transmitida.

Almoço com as Estrelas ficou no ar de 1956 a 1980 na Tupi. Depois de os apresentadores saírem da Tupi, Silvio Santos convidou o casal para apresentar o programa na antiga TVS. Com a separação do casal, em 1982, a atração ficou inviável e foi desfeita.

Carreira

Lolita começou a carreira artística participando de radionovelas e também como cantora na Era de Ouro do rádio no Brasil. O trabalho como atriz começou em 1957, quando interpretou uma cigana em “Corcunda de Notre Dame”, na TV Tupi. No papel, ela cantava, dançava e tocava castanholas.

Filha de espanhóis, Lolita teve a carreira permeada por personagens que falavam com sotaque castelhano. Em “Sassaricando” (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Voltou a interpretar uma espanhola em “Terra Nostra” (1999), mais uma vez sendo mãe de Claudia Raia na ficção.

Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).

A amizade de Lolita Rodrigues, Hebe Camargo e Nair Bello

Lolita Rodrigues será sempre lembrada pela alegria e também pela amizade com as saudosas Hebe Camargo e Nair Bello. No ano 2000, as três deram juntas a Jô Soares uma entrevista que ficou para a história.

Famosos e fãs lamentam a morte da atriz

Algumas celebridades estão usando as redes sociais para homenagear a atriz Lolita Rodrigues.

O autor de novelas Walcyr Carrasco foi um dos primeiros a desabafar sobre a morte de Lolita através de seu perfil no Instagram. “Mais uma notícia triste nesta semana. Descanse em paz, minha querida e eterna Lolita Rodrigues, uma das grandes pioneiras da TV brasileira. A arte está de luto! Meus sentimentos aos familiares, admiradores e amigos!”, publicou o escritor.

A atriz Tassia Camargo lembrou a amizade do trio. Nas redes sociais, escreveu: “Realmente aqui não dá mais. Um amigo avisou-me que a grande amiga e atriz Lolita Rodrigues partiu. São tantas perdas da minha história que, se eu for, desde que tenha a sorte de ir sem dor, seria um alívio. Uma grande mulher parte e deixa tantas histórias. Trabalhar com Lolita, Nair Belo e Hebe foi muito especial. Hoje elas juntam-se. Com certeza a Hebe e a Nair dirão :Demorou hein!. Os meus sentimentos aos familiares, amigos em comum e fãs. Descanse querida e aproveite este outro plano, aqui não dá mais. Até já”.

*Com Informações do g1, portal Divirta-se Mais e Gshow

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE