PUBLICIDADE
InícioDESTAQUECompromissos socioambientais representam fator de peso para o sucesso dos negócios

Compromissos socioambientais representam fator de peso para o sucesso dos negócios

Publicado em
PUBLICIDADE

Ondas de calor, enchentes, incêndios e secas históricas. Os efeitos mais recentes da crise climática evidenciam a urgência de investimentos das empresas em iniciativas sustentáveis. Diante do cenário desafiador, instituições têm adotado cada vez mais ações *ESG e observado que, além da responsabilidade com o planeta, as medidas geram rentabilidade nos negócios.

O resultado do levantamento ESG Radar 2023 é prova disso: a cada 10% de aumento nos investimentos em políticas sustentáveis, as empresas podem ter crescimento de 1% nos lucros.
Ainda de acordo com esse estudo, realizado pela Infosys com mais de 2,5 mil executivos de grandes empresas do mundo, 90% dos entrevistados afirmaram perceber que adotar práticas sociais, ambientais e de governança traz retorno financeiro. Ou seja, faz bem ao planeta e é lucrativo.

ESG tem feito parte da gestão de empresas em diferentes setores

 

Seja qual for o segmento de mercado, as instituições têm compreendido esse chamado para ações sustentáveis de forma mais integradas à gestão de seus negócios. O setor hoteleiro é um exemplo.

No Novotel Itu Golf & Resort, foram implementadas diversas ações que, em 2023, apresentaram resultados como: redução do descarte de aproximadamente 215 mil unidades de plástico; 4 milhões de litros de água tratados e reutilizados para descargas sanitárias e irrigação de jardins; economia de 60.921 kg de GLP com uso de fontes energéticas renováveis, além da destinação de cerca de R$ 50 mil, oriundos de parte da diária pet para a ONG ASPA, de defesa animal.

Outra parceria, com a participação de 45 voluntários e voltada para uma instituição que promove melhorias habitacionais como base de desenvolvimento a famílias e territórios vulnerabilizados da região de Itu, envolveu cerca de 900 hóspedes do Novotel numa festa junina, na qual toda a arrecadação foi revertida em apoio à ONG Realidades.

Para o gerente geral do resort, Carlos Jacobina, as iniciativas vão além da redução de impactos ambientais no presente. “Estamos moldando um futuro responsável que todos ansiamos.”

O setor de lavanderias também investe em práticas sustentáveis. Com mais de mil unidades comercializadas em parceria com a Eureciclo, a Lavô compensou todo o lixo produzido por suas unidades, beneficiando operadores de reciclagem em 19 estados brasileiros, evidenciando um compromisso nacional com a sustentabilidade.

Olhar sustentável está crescendo entre micro e pequenas empresas

De acordo com uma pesquisa do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), embora 86% das micro e pequenas empresas tenham pouco ou nenhum conhecimento sobre a sigla ESG, 70% dos entrevistados que têm conhecimento já implementaram políticas de sustentabilidade em seus negócios.

Esse movimento de conscientização e ação em direção à sustentabilidade é um passo fundamental para um futuro mais equilibrado e consciente.

*Segundo o portal da Pacto Global Rede Brasil, “ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.”

**Texto redigido e editado pelos jornalistas Deisy de Assis e Alexandre de Paulo, especialmente para o Click Guarulhos, com informações das assessorias de imprensa do Novotel Itu Golf & Resort e da Lavô, franquia de lavanderias self-service do Brasil.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE