PUBLICIDADE
InícioCIDADEPesquisa da TV Record mostra Jorge Wilson empatado tecnicamente com Elói Pietá

Pesquisa da TV Record mostra Jorge Wilson empatado tecnicamente com Elói Pietá

Publicado em
PUBLICIDADE

O instituto Real Time Big Data realizou a Pesquisa Três Poderes, por encomenda da TV Record, entre 26 e 27 de abril de 2024, sobre a intenção de voto dos eleitores de Guarulhos para a Prefeitura local.

Na pesquisa estimulada, o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade) aparece em primeiro lugar, com 25% das intenções, seguido de perto pelo deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), com 20%. Considerando a margem de erro, que é de 3% para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados.

 

Também empatados no terceiro lugar, com 10%, estão o vereador Lucas Sanches (PL) e o deputado federal Alencar Santana (PT). Com 7% está o deputado estadual Márcio Nakashima (PDT). Fran Corrêa, que desistiu de ser candidata a prefeita para ser vice na chapa de Pietá, aparece na pesquisa com 3%. Estranhamente, a pesquisa não considerou na Estimulada os nomes do vice-prefeito Professor Jesus (Podemos) e do vereador Thiago Surfista (Novo). Brancos e nulos somam 14% e 11% responderam que não sabem ou não quiseram responder.

O texto da notícia, divulgada pelo portal R7, do mesmo grupo da TV Record, emissora na qual o Xerife mantém programa, registra que a esquerda está dividida entre Elói e Alencar, o que é fato, mas busca minimizar que a direita também está dividida entre Jorge Wilson e Lucas Sanches, que procuram identificar-se como bolsonaristas, tendo ainda no campo da gestão Guti os pré-candidatos Jesus e Thiago Surfista. Deve-se admitir, entretanto, que no primeiro turno é praticamente impossível que Elói e Alencar estejam unidos, ao passo que se cogita que os quatro nomes da direita podem vir a estar no mesmo palanque ainda no primeiro turno e que um dos três outros pode vir a ser vice do Xerife, que tem apoio do prefeito Guti e do governador Tarcísio de Freitas.

Graças ao apoio de Guti, Jorge Wilson conseguiu reunir em torno de sua pré-candidatura vários partidos que formam a base de sustentação do governo municipal na Câmara. Pietá conta com o Solidariedade (ao qual filiou-se depois de deixar o PT), a Rede, o MDB e o União Brasil. Alencar tem além do PT, o PSOL, o PV e o PCdoB. Lucas Sanches conta com o PP, partido ao qual era filiado, além do PL, no qual tem apoio declarado do presidente da legenda, Valdemar Costa Neto.

Na pesquisa espontânea, que é quando o eleitor consultado diz de pronto em quem pretende votar, Elói aparece com 6%; Guti (que não pode ser candidato), com 5%; Jorge Wilson com 4%; Lucas Sanches e Alencar, com 2% e Márcio Nakashima com 1%. Brancos e nulos somam 20% e não sabem/não responderam somam 56%, o que demonstra que ainda é grande o desinteresse do eleitorado pela sucessão municipal até o momento.

Para a hipótese de segundo turno entre os dois atuais primeiros colocados, a pesquisa mostra vantagem do deputado Jorge Wilson sobre o ex-prefeito Elói Pietá: 40% x 33%. Nulos e brancos seriam 14% e não sabem ou não quiseram responder somaram 13%.

Foram ouvidos mil eleitores de Guarulhos, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-07007/2024.

Valdir Carleto

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE