Surgiram reclamações dos mais diversos bairros, apontando que a coleta de lixo que deveria ocorrer na quinta-feira, dia 26/12, não foi feita.
Em redes sociais, houve pessoas que atribuíram o problema a um suposto boicote de coletores a moradores que teriam se recusado a dar “caixinha” de Natal. A acusação é descabida, porque a falta de coleta não foi em determinadas casas ou condomínios, mas generalizadamente.
Em resposta à indevida acusação, coletores postaram comentários afirmando que a coleta não estava sendo realizada porque a Prefeitura não teria efetuado o pagamento à empresa Veolia, grupo proprietário da CDR Pedreira (Centro de Disposição de Resíduos Ltda.) aterro sanitário para onde são levados os resíduos recolhidos em toda Guarulhos, no bairro do Cabuçu. Ou seja, não haveria para onde levar o lixo que fosse recolhido.
Diante das primeiras queixas, o Click Guarulhos enviou questionamento à Assessoria de Imprensa da Prefeitura e à da Veolia/CDR.
A Prefeitura demorou a responder e a Veolia inicialmente recomendou procurar a Prefeitura, alegando que nada tinha a ver com a coleta. Diante de nossa insistência, tendo em vista que a coleta em si é feita pelo Consórcio Limpa Guarulhos, mas o aterro pertence à Veolia, sua Assessoria informou que “a suspensão da coleta não pode ser correlacionada ao serviço de destinação de resíduos por se tratarem de serviços distintos”.
Finalmente, a Prefeitura respondeu laconicamente: “Devido ao recesso de Natal (24 e 25) houve o acúmulo de resíduos que interferiu na coleta, mas nesta sexta-feira o serviço foi normalizado”.
A VERDADE
Na resposta da Prefeitura, há, já inicialmente um erro. O que o Município havia anunciado – e o Click Guarulhos publicou e vários veículos de comunicação publicaram – é que a coleta não seria feita no dia 25 – quarta-feira – e no dia 1o. – quarta-feira. Não foi avisado que não haveria coleta no dia 24, e, ao contrário do que a nota da Assessoria de Imprensa dá a entender – na maioria dos bairros a coleta ocorreu normalmente na terça-feira. Então, o acúmulo de lixo foi só o da quarta-feira, o que não teria ocasionado tantas falhas na coleta de quinta-feira. No geral, em vários bairros onde os sacos ficaram aguardando serem recolhidos eles permaneciam nas ruas nesta sexta-feira, 27, e provavelmente a coleta só será regularizada no sábado, 28.
Nem a Prefeitura, nem a Veolia/CDR admitiram que o problema foi decorrente de falta de pagamento. Porém, o portal G7 News, do jornalista Décio Pompêo Jr., postou que a Procuradoria Municipal recorreu à Justiça e obteve liminar, exigindo que “a CDR Pedreira retomasse imediatamente o serviço de recebimento e destinação adequada de resíduos sólidos para que fora contratada.”. No texto, é admitido que a Prefeitura esteja devedora, mas que esse fato não poderia ensejar que a CDR cessasse a prestação do serviço, que é essencial para não oferecer risco de dano à coletividade. Segue reprodução da decisão judicial, que estipula multa diário de R$ 50 em caso de descumprimento:
COLETA SELETIVA FOI FEITA NORMALMENTE
Outro fator que aponta que as falhas não se deram por problemas no Consórcio Limpa Guarulhos, que faz a coleta, e, sim, na impossibilidade de despejar os detritos no aterro sanitário, é que a Coleta Seletiva foi feita normalmente nesta sexta-feira, exatamente porque os materiais recicláveis são levados para cooperativas de reciclagem e não para o aterro.