PUBLICIDADE
InícioCRIANÇAPeça infantil "Heroínas na História" terá apresentações gratuitas no Sesc Guarulhos

Peça infantil “Heroínas na História” terá apresentações gratuitas no Sesc Guarulhos

Publicado em
PUBLICIDADE

Com um trabalho consolidado na cena cultural, a Cia Guarda-Chuva tem se destacado pela criação de espetáculos e produtos educativos que promovem a valorização da história e da diversidade. Guarulhos terá a oportunidade de ver seu trabalho no Sesc, nos dias 20 de abril (domingo, 16h) e 3 de maio (sábado, 16h), em apresentações gratuitas na praça de convivência.

A companhia utiliza a arte como uma poderosa ferramenta de transformação, levando conhecimento e entretenimento a diferentes públicos. Ao resgatar e dar visibilidade a personagens femininas da história brasileira, o grupo artístico contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e inclusiva, onde as novas gerações podem se inspirar em figuras que moldaram o país.

Com essas iniciativas, a Cia Guarda-Chuva reafirma seu compromisso com a cultura e a educação, utilizando o teatro e os jogos como ferramentas para fortalecer o conhecimento histórico e valorizar as contribuições das mulheres ao longo dos séculos.

O espetáculo “Heroínas na História” – idealizado pela atriz e dramaturga Litta Mogoff – tem se destacado no cenário teatral, recebendo prêmios e indicações por sua excelência artística. Atualmente, a peça concorre nas categorias Melhor Atriz e Melhor Cenário no prêmio “Pecinha É a Vovozinha”, idealizado pelo renomado crítico teatral Dib Carneiro Neto. Em 2024, a montagem foi premiada em três categorias: Melhor Cenário, Melhor Atriz para Litta Mogoff e Melhor Atriz Coadjuvante para Thais Coelho, no Festival de Teatro Dago Menezes. Além disso, recebeu o Prêmio Especial de Dramaturgia do Júri no Fetuba, reafirmando sua relevância e impacto no cenário cultural.

Para quem ainda não teve a oportunidade de conferir de perto, o espetáculo será apresentado gratuitamente no Sesc Guarulhos (SP) nos dias 20 de abril e 3 de maio, às 16 horas. Com uma abordagem sensível e educativa, a peça dirigida por Tato Fischer revisita momentos marcantes da história do Brasil por meio das vivências de mulheres reais e notáveis, como Margarida Maria Alves, Aracy de Carvalho, Maria Quitéria e Maria Felipa, entre outras. Dessa forma, destaca o protagonismo feminino na construção do país.

Nesse espetáculo, a protagonista Li abre um livro de 1,70m, cujas páginas estão em branco, e, com a ajuda de sua linha do tempo mágica, reconta momentos importantes da história brasileira a partir da experiência de mulheres. Assim, ela resgata o protagonismo das mulheres na construção do Brasil.

 

Jogos

Além do premiado espetáculo, a Cia Guarda-Chuva expandiu sua missão educativa ao desenvolver dois jogos educativos: Triunfo: Heroínas na História e Luda: Heroínas na História. Esses jogos combinam diversão e aprendizado, permitindo que crianças e suas famílias descubram a trajetória de grandes mulheres que marcaram diferentes épocas e áreas do conhecimento. Com desafios envolventes e narrativas inspiradoras, a experiência torna-se um momento lúdico e enriquecedor. As personagens históricas são representadas por ilustrações da artista Tamires Moura, dando vida a figuras icônicas como Anita Garibaldi, Anita Malfatti, Izabel dos Santos, Carolina Maria de Jesus, Cecília Meireles, Chiquinha Gonzaga entre outras. Recomendado para crianças a partir de 7 anos, o jogo também cativa adultos, oferecendo uma forma dinâmica e acessível de aprendizado sobre o impacto e a resistência dessas mulheres na história do Brasil. Os jogos estão disponíveis para venda por meio do site www.ciaguardachuva.com.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE