sexta-feira, 27 maio 2022
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADEDeic identifica seis envolvidos no roubo de quase 720 quilos de ouro

Deic identifica seis envolvidos no roubo de quase 720 quilos de ouro

 

A Polícia Civil de SP, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), identificou seis pessoas envolvidas no roubo de quase 720 quilos de ouro e 15 quilos de esmeraldas, ocorrido no dia 25 de julho no Aeroporto de Guarulhos. O grupo teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, sendo que quatro já estão presos e dois foragidos.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (6), durante entrevista coletiva concedida pelos delegados Pedro Ivo Corrêa e João Carlos Miguel Hueb, da 5ª Delegacia, e Rogério Luiz Marques, da 3ª Delegacia, ambas da Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (Divecar).

“Trata-se de uma organização criminosa especializada, que se encontra no nosso radar de investigação. Tínhamos duas linhas de investigações, dos criminosos para o crime e vice e versa, que permitiram a identificação de alguns integrantes”, relatou Corrêa. A Polícia Civil apura a participação de 14 criminosos ao todo.

Três deles já haviam sido presos no início das investigações e na sexta-feira (2), durante diligência no Guarujá, o quarto suspeito foi detido. “Paralelamente achamos o local em que as falsas viaturas foram produzidas [um estacionamento na zona leste da Capital] e identificamos o proprietário, que está foragido”, explicou o delegado.

Delegados Pedro Ivo Corrêa, João Hueb e Rogério Luiz Marques falam à imprensa – Foto: Governo do Estado de São Paulo

De acordo com a decisão judicial que pediu a prisão dos acusados, eles combinaram que após repartir a quantia de ouro roubada tomariam rumo ignorado e poderiam inclusive sair do país para fugir da polícia.

“Na posse de tal numerário, conseguiriam rapidamente tomar rumo ignorado, impedindo a aplicação da lei penal. Aliás, não parece exagero imaginar que poderiam inclusive sair do país. De fato, tendo em vista toda a engenharia montada para colocar, em tese, em prática a ação criminosa, facilmente os investigados conseguiriam se afastar do distrito da culpa”, disse juiz Gilberto Azevedo de Moraes, de Guarulhos, em sua decisão.

De acordo com a polícia, os suspeitos identificados são mentores e alguns deles fazem parte do núcleo operacional da quadrilha. Ainda segundo o delegado Pedro Ivo Corrêa, o grupo é uma ramificação de uma organização maior com suspeita de participação em outros roubos. Diligências prosseguem em andamento.

Entenda o caso

Na tarde do dia 25 de junho, um grupo de criminosos invadiu o terminal de cargas do Aeroporto de Guarulhos e roubou 718,9 quilos de ouro e 15 quilos de esmeraldas. De acordo com o delegado que preside o inquérito, a ação foi planejada durante bastante tempo, inclusive com outras tentativas já realizadas.

Para isso, os ladrões renderam um representante da empresa transportadora da carga e sua família um dia antes e, no dia do assalto, chegaram no local em duas caminhonetes clonadas da Polícia Federal com a desculpa de que realizariam uma inspeção contra o tráfico de drogas.

Depois da ação criminosa, o grupo fugiu e realizou uma primeira parada na zona leste, onde passaram o ouro para outras duas caminhonetes – Frontier e Hilux. Na sequência, realizaram outro transbordo e fugiram em um veículo ainda não identificado. O funcionário e sua família soram soltos logo após o término da ação criminosa.

Segundo o inquérito, após a carga ter sido colocada na caçamba de uma caminhonete fraudada da Polícia Federal, os acusados se dirigiram até um imóvel situado na Zona Leste de São Paulo. Lá, a carga roubada foi transferida para outros dois veículos, com os quais os criminosos se dirigiram a um segundo imóvel na mesma região. Neste local, o ouro foi colocado dentro da ambulância.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP e G1

- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,572SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Jogos adaptados para pessoas sem deficiência no Bosque Maia

A Prefeitura de Guarulhos irá proporcionar na quinta-feira (26), das 9h às 12h, uma experiência lúdica sensorial com jogos adaptados de dominó e basquete...

GT definirá estratégias para melhoria das linhas 8 e 9 em São Paulo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a concessionária ViaMobilidade criaram um grupo de trabalho para definir medidas...

Programa Mais Futuro oferece aulas de judô no CEU Cumbica

Uma modalidade que auxilia no equilíbrio, na flexibilidade, na velocidade, na agilidade, na força, na resistência e também contribui para o desenvolvimento intelectual e...

Corrida e Caminhada do Batom acontecem neste domingo em Guarulhos

A 20ª edição da Corrida e Caminhada do Batom acontece neste domingo (29), com início às 8h na avenida Paulo Faccini, altura da entrada...

Caixa paga Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 5

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (24) a parcela de maio do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...