Usuário faz reclamação sobre recarga de cartões; Guarupass responde

Assunto: Terminal de Ônibus Pimentas local: Pimentas Data: 28/01/2011/ Fotos: José Luiz/PMG
 

O internauta Leandro Costa enviou ao Click Guarulhos, pelo WhatsApp do VC Repórter, uma reclamação sobre o modo de recarga do Bilhete Único de Guarulhos: “Temos no Playstore o Guarupag, que seria uma forma de recarga rápida e eficiente, porém é um app sem atualização, arcaico, em que a recarga acontece via boleto e só vai para o cartão depois de 72h. Seria interessante fazer uma reportagem cobrando a Guarupass, sobre o porquê de não atualizar o app e por que Guarulhos é tão atrasado nesse assunto. Diminuiria filas para recarga do cartão e melhoraria a vida dos guarulhenses”, argumentou.

A demanda foi encaminhada à Guarupass, associação que reúne as empresas concessionárias do transporte público de Guarulhos e Arujá, que respondeu, por meio de sua Assessoria de Comunicação:

“A Guarupass tem compromisso em oferecer um serviço de qualidade para os clientes e usuários do sistema de transporte de Guarulhos, sempre buscando atender as necessidades e demandas. Nos últimos anos, a empresa tem realizado esforços com o intuito de ampliar, diversificar e modernizar a rede de recarga de cartões, que já conta com mais de 130 postos físicos e 26 terminais de autoatendimento espalhados pelos principais pontos da cidade e a recarga é online, ou seja, liberada de imediato.

Nos ATMs, os créditos podem ser adquiridos exclusivamente por meio de cartões de débito de qualquer banco ou operadora. Para iniciar o procedimento, basta inserir o bilhete a ser recarregado e definir o valor desejado. Ao finalizar a operação, a ativação dos créditos é online.

Visando promover cada vez mais conforto e segurança aos passageiros, atualmente, também é possível efetuar recargas por meio de dois aplicativos gratuitos. Pela plataforma CittaMobi, é possível comprar créditos para o Cartão Cidadão, Estudante e Professor e o Vale-transporte, que são disponibilizados em até 48 horas após a confirmação de pagamento, que pode ser efetuado por meio das bandeiras Visa e Mastercard, nas opções débito ou crédito.

Já o Guarupag, lançado como mais uma alternativa para recargas, oferece o serviço de compra de créditos para os bilhetes eletrônicos Cartão Cidadão, Estudante, Professor e Vale-transporte. Os créditos adquiridos por meio da plataforma são disponibilizados no cartão escolhido em até 72 horas após a confirmação de pagamento, que pode ser realizado por linha digitável ou boleto, devido ao prazo de compensação bancária. Em dezembro, foram contabilizados 746 mil acessos ao aplicativo. A Guarupass tem realizado estudos para atualizar o aplicativo.

A implantação de novas tecnologias faz parte de uma série de metas propostas pela Guarupass para modernizar o transporte por ônibus da cidade, além de contribuir para evitar filas e diminuir o uso de dinheiro no sistema, tornando-o cada vez mais rápido e seguro.”