Antes e depois: as marcas de Guarulhos

Por Cris Marques
Fotos: Arquivo Histórico, Divulgação/GRU Airport,
SH Drone, Marcelo Santos e Rafael Almeida

As paisagens de uma cidade, suas mudanças, evoluções e revoluções são constatações reais da passagem do tempo, vestígios de uma identidade, e, segundo Tiago Cavalcante Guerra, historiador e diretor geral da AAPAH (Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico), devem ser preservadas. “Tem uma teoria de alguns urbanistas que diz que as grandes metrópoles, passam por um processo de readequação do espaço em períodos de 10, 20 anos. Guarulhos está bem nessa dinâmica: um grande município, com uma economia tão pulsante, que muda constantemente. E isso é chocante, impressionante e até temeroso pra quem trabalha com o patrimônio”, explica ele.

Diante disso e pensando em manter viva a nossa memória, selecionamos lugares chaves para mostrar a aniversariante, no passado e hoje. Confira e relembre:

 

*Clique nas imagens para ampliar!

» 1959 – 2015

O Centro da cidade, com destaque para um de seus principais marcos: a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, fundada em 1685, de acordo com a própria Cúria Diocesana de Guarulhos.

Antes e depois: as marcas de Guarulhos

 

» Sem data específica – 1993 – 2015

Marco Zero do município, a rua Dom Pedro II, hoje calçadão, é a via mais antiga do Centro de Guarulhos.

Antes e depois: as marcas de Guarulhos

 

» 1977 – 2015

Vista aérea da Praça Getúlio Vargas, uma das mais antigas do município, fundada em 1952. No destaque, o prédio que foi Paço Municipal, na década de 1960, sede da Câmara Municipal até meados da década de 2000, e hoje abriga o Procon-Guarulhos (provisoriamente) e o restaurante-escola do Fundo Social de Solidariedade.

Antes e depois: as marcas de Guarulhos

 

» Década de 80 – 2015

Parque JB Maciel, ao lado do Paço Municipal. Localizado no Bom Clima, o espaço leva o nome do repórter-fotográfico, que atuou vários anos na imprensa guarulhense e faleceu em junho de 2005. De acordo com Tiago Cavalcante Guerra, de lá se tem uma das melhores vistas de Guarulhos.

Antes e depois: as marcas de Guarulhos

 

» Década de 80 – 2016

Com uma escola e uma igrejinha prestes a inaugurar, a Praça Oito de Dezembro do passado era bucólica e tinha todo aquele clima das cidadezinhas do interior. Hoje, o local, que fica no Taboão, é conhecido por suas várias casas comerciais e por suas famosas avenidas.

Antes e depois: as marcas de Guarulhos

 

» Sem data definida – 2015

A evolução do Bosque Maia, fundado em 1972 e um dos poucos espaços verdes situados em área urbana da cidade. Hoje também é um dos principais espaços de lazer, com quadras, pistas de corrida e skate e playgrounds.

Antes e depois: as marcas de Guarulhos

 

» 1934 – 2016

Com poucas mudanças na arquitetura do prédio, o Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, começou como cinema e salão de festa para os hansenianos, durante as décadas da internação compulsória, sendo aberto ao público apenas em 1960. Depois de passar vários anos abandonado, foi inaugurado como teatro, em 2007.

Antes e depois: as marcas de Guarulhos

 

» 1992 – 2016

Um marco da cultura na cidade, o Teatro Nelson Rodrigues, fundado em 1981, foi o primeiro espaço pertencente a Prefeitura Municipal com função de receber apresentações cênicas e musicais.

Antes e depois: as marcas de Guarulhos

 

» Década de 70 – 2015

O Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, mais conhecido como Cecap, foi construído em Guarulhos na década de 1970 e é um marco arquitetônico e político na área de desenvolvimento habitacional da cidade; principalmente porque a obra foi entregue sem a finalização do projeto, o que uniu os moradores em prol das cobranças pela infraestrutura completa prometida.

Antes e depois: as marcas de Guarulhos

 

» 1975 – 2016

Bem antigo na cidade, o Conjunto Habitacional Haroldo Veloso passou por várias modificações, no decorrer dos anos. O aeroporto e as obras da região são os principais motivos.

Antes e depois: as marcas de Guarulhos

 

» 1988 – 2014

A evolução da pista do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro, inaugurado em 20 de janeiro de 1985 e que, em 1989, iniciou a operação da segunda pista, com 3,7 mil metros de extensão. A área destacada na foto abaixo corresponde à foto ao lado, dando a dimensão da ampliação realizada.

Antes e depois: as marcas de Guarulhos

 

Fontes:
• AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico
• Arquivo Histórico Municipal
• Guia “100 lugares para conhecer em Guarulhos”, de Danilo Ramalho (ainda sem data de lançamento)

 

Confira mais sobre essa história, contada pela Revista Guarulhos de dezembro de 2016:

Introdução: Guarulhos: 456 anos de muita história

O surgimento da cidade de Guarulhos

Detalhes de uma grande história chamada Guarulhos

Os dados de uma gigante

Livro do Sincomerciários conta um pouco da história de Guarulhos